Jornal Mexa-se

10 de fevereiro 2021 às 07:00

Atenção plena, pular corda, treinar ao ar livre e HILIT são tendências fitness em 2021

Esportes

10 de fevereiro 2021

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Atenção plena, pular corda, treinar ao ar livre e HILIT são tendências fitness em 2021

Nos últimos meses, muitas pessoas tiveram de se adaptar à nova rotina promovida pelo isolamento social. Com o início do ano, a busca por resoluções, especialmente relacionadas a objetivos de saúde e condicionamento físico, ganha destaque. Mas a grande maioria das pessoas não sabe qual a melhor abordagem para garantir o sucesso, como escolher as metas mais adequadas e qual o limite para não cometer exageros.


Para Vanessa Gebhardt, coach de mentalidade do aplicativo de exercícios físicos Freeletics, cuidar da saúde mental e da forma física é a melhor maneira de lidar com momentos desafiadores como o que estamos vivendo. “É fundamental conhecer alternativas, definir metas e cumprir essas resoluções com saúde e da maneira correta”, destaca. “Há várias modalidades de exercícios e treinos, e certamente elas se encaixam com o perfil de cada pessoa”, completa. 


A especialista, então, listou as cinco principais tendências do mundo fitness para 2021, que incluem a prática de exercícios físicos e a promoção do bem-estar.


1- Atenção Plena/Mindfulness + Bem-Estar: em 2021, haverá um aumento do uso de treinamentos conduzidos por áudio, podcasts e cursos guiados como motivação para manter a forma e a saúde. “Trazer atenção plena para este ano ajudará as pessoas a desestressar, dormir melhor e desenvolver hábitos mais saudáveis, independentemente dos desafios que precisam superar”, explica Vanessa. “Com esses cursos de áudio, as pessoas serão capazes de aprender mais sobre si mesmas e conectar melhor seu corpo com sua mente. É um momento perfeito para se conhecer melhor e começar a ser mais consciente”, pontua.


2- Pular corda: para a especialista, 2021 será um momento para voltar ao básico e adicionar um pouco de diversão à nossa rotina de exercícios. “Ao trocar agachamentos ou polichinelos por corda de pular, aceleramos nossos corações e nos divertimos no processo. É um bom treinamento para a parte inferior das pernas e cardio”, destaca. “É um ótimo equipamento para treinar em casa, não precisa de muito espaço e é bastante silencioso. Também é um bom exercício para atletas avançados quando saltam séries mais longas, que precisam praticar a técnica e aumentar a frequência cardíaca”, completa. 


3- Fitness ao ar livre: o fitness ao ar livre também será uma forte tendência para 2021. Seja correr ao ar livre, fazer caminhadas ou simplesmente andar rapidamente, o ar fresco e a vitamina D serão um grande fator de motivação para as pessoas movimentarem seus corpos e se sentirem mais centradas.


4-Aquecimento e desaquecimento: os aquecimentos e desaquecimentos também serão destaque. Ao aquecer o corpo por meio de novos exercícios de mobilidade, o atleta melhora seu estado mental. Da mesma forma, o desaquecimento ajuda as pessoas a refletirem sobre seu progresso e a entrarem mais em contato com suas sensações corporais. “Em nosso aplicativo Freeletics, implementamos recentemente exercícios de ioga como ‘gato-vaca’, ‘cachorro olhando para baixo’ e ‘postura da criança’ como opções de desaquecimento para ajudar a integrar este componente consciente em nossos planos de treinamento”, destaca Vanessa.


5- Treinamento de alto impacto e baixa intensidade (HILIT): 2020 marcou o início de uma nova rotina fitness HIIT para ficar em casa, mas, em 2021, haverá um novo tipo de treinamento em destaque: o treinamento de alto impacto e baixa intensidade. Os treinos HILIT alternam sessões intensas de exercícios com curtos períodos de descanso. “Eles são semelhantes aos exercícios HIIT, mas usam apenas exercícios de baixo impacto, o que significa que o estilo de salto e a alta velocidade dos exercícios não são uma opção”, explica Vanessa.