Jornal Mexa-se

25 de fevereiro 2021 às 07:00

Retorno aos exercícios físicos após temporada de isolamento social

Esportes

25 de fevereiro 2021

CompartilharCompartilhar

Retorno aos exercícios físicos após temporada de isolamento social

 A pandemia do novo coronavírus ainda não terminou, mas o isolamento social, que foi tão intenso no ano passado, aos poucos vai diminuindo, e os afazeres das famílias voltam a acontecer. É claro que, por enquanto, nada será como era antes. Muitos protocolos e cuidados devem ser seguidos à risca para mantermos nossa segurança e dos nossos entes queridos. Evitar ir a lugares não essenciais ainda é necessário e limitar o tempo de permanência e uso de itens de prevenção farão parte da rotina de todos por muito tempo ainda.


 Mas todo esse período de isolamento em casa, levando em consideração que grande parte das pessoas mora em ambientes com pouco espaço externo, muitos tendo que trabalhar remotamente, mantendo as crianças confinadas, trouxe à tona problemas que já eram conhecidos anteriormente pela sociedade, mas que agora ficaram muito mais explícitos: aumento drástico da obesidade (principalmente a infantil), aumento do aparecimento das doenças metabólicas (aumento do colesterol e triglicerídeos, descontrole da glicemia gerando diabetes,entre outros), crises de ansiedade, insônia,  aumento nos casos de dores articulares crônicas, aumentos de dores posturais por causa de horas de má postura em frente às telas, como também o aumento da incapacidade física para realizar tarefas fáceis do cotidiano, como subir escadas e percorrer pequenas distâncias a pé.


Tudo isso fez com que o olhar para o exercício físico e o cuidado com a saúde de toda a família recebessem mais importância e valorização. Antes, quem nunca se interessou em fazer qualquer modalidade esportiva, começou a sentir necessidade de se movimentar, seja por vontade de sair do sedentarismo, seja por necessidade de se recuperar de algum quadro de dor e se reabilitar após um diagnóstico médico, como também proporcionar às crianças uma prática corporal saudável e segura.


Todas as modalidades e aulas são muito bem vindas, desde que o local esteja adequado e cumprindo as normas de funcionamento para a atual situação. As aulas aquáticas (natação para bebês, crianças e adultos, a hidroginástica) se mostraram eficientes e seguras pelo ambiente em que se desenvolvem. Os exercícios de fortalecimento muscular e condicionamento físico estão resgatando também a saúde, mobilidade e vitalidade de quem há muito não se movimentava. Fora os inúmeros benefícios para as crianças que necessitam naturalmente estar em movimento para potencializar seu desenvolvimento e gastar energia.


A UNIEF (Unidade Integrada de Educação Física) oferece várias opções para todas as idades e objetivos e está preparada com todos os cuidados necessários para receber sua família nesta nova rotina de cuidados com a saúde e futuro dos seus. Venha nos visitar, conhecer nossas instalações, opções de modalidades e experimentar como o exercício físico bem orientado e adequado especialmente para obter os resultados que você precisa faz toda a diferença em sua vida


Estamos te esperando com toda segurança na Rua Maestro Francisco Farina, 441, Vila Progresso. Contatos: (11) 4587-9306, 99937-0961, unief@unief.com.br, www.unief.com.br, instagram:_ @unief, facebook: UNIEF- Unidade Integrada de Educação Física


Por Paula Carmona Borelli (Cref 039228-G/SP), professora e coordenadora na academia UNIEF.