Jornal Mexa-se

04 de março 2021 às 07:00

Saiba como fazer com que sua barba cresça rápido e saudável

Estética

04 de março 2021

CompartilharCompartilhar

Saiba como fazer com que sua barba cresça rápido e saudável

A barba virou o símbolo do homem moderno. Não é à toa então que a grande maioria do público masculino decidiu investir no visual. Porém, cultivar uma barba grande e bonita não é nada fácil e pode se tornar um verdadeiro desafio para a maioria dos homens, já que exige muita paciência, principalmente para lidar com a coceira e irritação que surgem quando os fios estão crescendo. É preciso também muito tempo e comprometimento, afinal, nem o homem mais saudável do mundo consegue fazer com que os pelos faciais cresçam por completo em menos de um mês. Mas, apesar de fatores como hormônios e genéticas influenciarem significativamente no tempo de crescimento da barba, existem alguns cuidados que podem ser tomados para acelerar esse processo. Confira:


Cuide da alimentação: A alimentação é um dos principais fatores responsáveis pelo bom funcionamento do organismo, sendo assim, é fundamental para fornecer os nutrientes necessários para que a barba cresça adequadamente. Por isso, aposte na ingestão de vitaminas, minerais, gorduras e carboidratos de boa qualidade e, principalmente, proteínas. “Os fios são formados basicamente de queratina, que é uma proteína. Então, procure incluir em sua dieta alimentos que são uma boa fonte desse nutriente, como peixe, frango, carne magra, ovos, feijão, quinoa, tofu e leguminosas”, recomenda a médica nutróloga dra. Marcella Garcez.


Não raspe ou apare a barba: Durante o processo de crescimento da barba, os fios podem ficar rebeldes e difíceis de domar, o que pode acabar levando algumas pessoas a apararem suas barbas numa frequência maior do que os pelos são capazes de crescer. “Porém, o ideal é deixar a barba crescer livremente, pelo menos até você perceber um crescimento significativo”, explica Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB.


Higienize a barba com produtos específicos: Uma higiene correta é o primeiro passo para manter a barba saudável e evitar a coceira que surge quando os fios estão nascendo. “Lavar a barba diariamente é fundamental para manter os pelos e a pele livres de sujeira, poeiras e células mortas. No entanto, um erro muito comum que homens cometem é o de utilizar shampoos para cabelo para higienizar a barba, o que pode promover o ressecamento da pele e dos fios, favorecendo a quebra e a coceira e prejudicando o crescimento, além de também estimular a produção de oleosidade com consequente surgimento de caspa na região”, diz o dr. Lucas Fustinoni, médico tricologista. Então, o ideal é apostar em produtos específicos para o cuidado da barba. Dê preferência principalmente para aqueles produtos que, além de higienizarem, também estimulam o crescimento dos pelos.


Aposte na esfoliação: Para complementar a limpeza, realize a esfoliação da pele da barba, que remove o excesso de oleosidade e células mortas, desobstruindo os poros para permitir que os pelos cresçam no sentido correto, evitando assim a formação de cravos, espinhas e pelos encravados para tornar todo o processo mais suportável e agradável. “O ideal é utilizar esfoliantes especificamente masculinos", explica Ana Paula Kascher.


Não se esqueça de hidratar: Para prevenir que os fios se tornem ressecados e quebradiços enquanto estão crescendo, vale a pena apostar na hidratação da barba através dos óleos. “Além da barba, também é fundamental hidratar a pele para criar um ambiente propicio para o crescimento saudável dos fios, além de reduzir a irritação e a coceira causados pelo nascimento dos pelos”, afirma o dr. Lucas. Fustinoni.


Invista nos cosméticos que aceleram o crescimento: Graças ao avanço das pesquisas na área da dermocosmética, hoje já existem produtos e medicamentos capazes de acelerar significativamente o crescimento da barba.