Jornal Mexa-se

03 de março 2021 às 07:00

Saiba como evitar contaminação da Covid-19 em comidas e embalagens

Geral

03 de março 2021

CompartilharCompartilhar

Saiba como evitar contaminação da Covid-19 em comidas e embalagens

Há um ano o Brasil decretou o primeiro caso de Covid-19 no país e ainda há pessoas que não higienizam os alimentos da forma correta. Segundo pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa em Alimentos, 52,3% dos entrevistados higienizam frutas de modo incorreto e 42,8% deles afirmam nem ao menos higienizar as embalagens.


"As pessoas precisam entender que a higienização das embalagens e alimentos, assim como a higiene pessoal, fazem muita diferença em evitar a disseminação do vírus", diz Sandra Emiko Oshiro, professora, farmacêutica e mestre em Imunologia pela USP.


Ela afirma que incorporar alguns cuidados no dia a dia ao manusear os alimentos já ajuda bastante. A professora informa a população sobre dicas sobre como reduzir os riscos de contágio e disseminação do coronavírus:


Quando e como fazer a limpeza?


A limpeza deve ser feita logo ao chegar do supermercado ou da feira: lave as embalagens com água corrente e sabão (ou detergente) ou com um pano umedecido em álcool 70%. "O vírus pode sobreviver por poucas horas ou vários dias, dependendo da superfície, temperatura e umidade do ambiente. Mas pode ser eliminado pela higienização", explica a professora.


Como higienizar os alimentos?


Para alimentos consumidos crus, como vegetais folhosos, a orientação é deixá-los de molho por 15 minutos em solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água) e depois lavar em água corrente. O mesmo procedimento deve ser adotado para frutas e verduras que serão consumidas. O cozimento ou fritura elimina o vírus, caso esteja nos produtos ainda crus.


E na hora de servir?


Evitar comidas servidas em forma de petisco, em que se usa as mãos diretamente para levar os alimentos à boca (por exemplo, churrasco), quando várias pessoas podem acessar o recipiente com os alimentos. Deixe as comidas cobertas antes de servir. Evite aglomerações próximas à mesa. Ao montar o prato, use máscara protetora, faça a higienização das mãos e, quando houver mais participantes, coloque luvas descartáveis e oriente para que todos usem ao se servir. As bancadas, pias, louças e demais utensílios devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos. Se estiver com sintomas de gripe, e não tiver como evitar cozinhar, use máscara e luvas para manipular os alimentos durante o preparo.


O que se deve evitar...


Evite degustar bebidas e alimentos (frutas, pães, queijos, degustações em geral) servidos em locais como hipermercados, padarias, empórios e feiras, onde não há como ter certeza dos cuidados com a higienização ou alimentos tenham contato de várias pessoas diferentes.