Jornal Mexa-se

05 de março 2021 às 07:00

Alongamentos importantes para combater dores nas costas

Esportes

05 de março 2021

CompartilharCompartilhar

Alongamentos importantes para combater dores nas costas

Desde março de 2020 as pessoas se viram obrigadas a se adaptar e ver novas maneiras de manter as suas rotinas. Trabalho em home-office, uso de máscaras ao sair de casa e exercícios físicos por meio da internet, usando o espaço domiciliar. E com alguns pontos de uma nova rotina mais sedentária, foi notado um crescimento no número de pessoas que tiveram mais dores nas costas nesse período.


Segundo estudo realizado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fiocruz e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com mais de 45 mil entrevistados de todo o Brasil, foi apontado um aumento de 41% na população que sofre de dores na coluna durante a pandemia. Este percentual era de 18,5% antes da quarentena.


Para combater essas dores e melhorar sua qualidade de vida, uma das alternativas para amenizar essa condição pode ser feito por meio de alongamentos em casa. Embora muitas pessoas acabam deixando de lado, o alongamento é tão importante quanto a rotina de exercícios, inclusive, para quem não pratica atividade física.


A professora de dança Laura Moraes apresenta um programa na plataforma do Weburn Play em que ensina diversos movimentos para aliviar as tensões do dia a dia e ajudar os alunos a relaxar.


Abaixo, Laura cita alguns dos benefícios que os alongamentos podem proporcionar:


Alivia tensões. O alongamento é uma forma rápida e prática de relaxar músculos como pescoço e costas, que acabam acumulando o estresse do dia a dia.


Aumenta a força. Por aumentar a flexibilidade, possibilita uma maior amplitude nos movimentos e ao utilizar mais fibras musculares, de quebra você aumenta sua força.


Faz bem para a mente. Alongar estimula a liberação de serotonina, hormônio que regula o humor.


Melhora a postura. A prática regular ajuda a melhorar a postura e todos os desconfortos que isso pode causar.


Alongamentos:


- Sentado(a) na cadeira com os pés no chão, alinhe a coluna e puxe a cabeça para o lado direito suavemente. Mantenha a posição por 20 segundos e repita o mesmo movimento para o lado esquerdo.


- Apoie as duas mãos atrás da cabeça e traga ela para baixo sem forçar, usando apenas o peso dos braços. Mantenha a posição por 20 segundos.


- Gire os os ombros por alguns segundos para trás para relaxar as tensões dessa região. Inverta o movimento e gire os ombros para a frente por mais alguns segundos.


- Se dê um abraço e faça movimentos alternados para os dois lados para relaxar.


- Gire o tronco para o lado segurando na cadeira e mantenha a posição por 20 segundos. Repita o alongamento para o outro lado, cuidando para não erguer o ombro, pois assim você estará tensionando a região novamente.


- Cruze uma perna sobre o joelho oposto para alongar a região dos glúteos. Se já sentir alongar, pode apenas manter a posição com a coluna reta por 20 segundos. Se achar que consegue alongar mais, incline um pouco o tronco para a frente. Repita o movimento com a outra perna.


- Puxe uma das pernas junto ao tronco e faça movimentos circulares para dentro e para fora por 20 segundos. Faça os mesmos movimentos girando apenas o tornozelo. Repita essa sequência com a outra perna.


- Alongue as panturrilhas subindo e descendo na ponta dos pés por 20 segundos.


- Para alongar a coxa, apoie a mão na cadeira e puxe uma pena de cada vez por 20 segundos. Mantenha a postura reta e repita o movimento com a outra perna.


- Alongue a parte posterior das pernas apoiando as mãos sobre a cadeira e descendo devagar até onde seu corpo permitir. permaneça na posição por 20 segundos.