Jornal Mexa-se

16 de março 2021 às 07:00

Ciclismo estacionário

Esportes

16 de março 2021

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Ciclismo estacionário

A pandemia reforçou o conceito de exercitar-se em casa e também abriu portas para ampliar a categoria de exercícios em casa. A treinadora Carol Ramos encara o cenário atual como uma oportunidade para novas tendências, como o ciclismo estacionário. A coach, que é especialista em ciclismo estacionário e criadora do programa Bike Burn, lista os principais benefícios do ciclismo estacionário para a saúde e boa forma.


1- Bom para iniciantes


Segundo a treinadora, o ciclismo é um dos exercícios mais democráticos e pode ser indicado, inclusive, para iniciantes, pessoas acima do peso e sedentárias. “Por ser uma atividade sem levantamento de peso e relativamente mais leve, pedalar é alternativa para diminuir o risco de lesões devido ao desgaste nas articulações, como nos joelhos, por exemplo. Para iniciantes também é uma opção, pois dá para aumentar a intensidade com segurança, a medida que o nível de condicionamento físico melhora”, explica.


2- Ideal em qualquer clima


De acordo com a coach, exercícios em casa, como o ciclismo estacionário, limitam o boicote da rotina saudável. “É muito comum as pessoas desanimarem por terem que se deslocar até a academia em dias frios ou chuvosos, o que torna ainda mais fácil retornarem para a vida sedentária. Ter um equipamento em casa que ajuda a manter o ritmo em dias que o clima não contribui muito é um estímulo para a pessoa não desistir”, orienta a treinadora.   


3- Promove lindas pernas


De acordo com a especialista, um dos exercícios que mais leva resultados rápidos para tornear as pernas é pedalar. “Esse exercício requer um envolvimento dos maiores grupos musculares da parte inferior do corpo, o que garante pernas, quadris e glúteos tonificados”, explica Carol.  


4- Estimula a saúde do coração


Além de ajudar com o físico, Carol explica que o ciclismo em casa é um treino cardiovascular de alto nível e contribui para a saúde pulmonar e coração. “Exercícios cardiovasculares, como andar de bicicleta, fortalecem o coração, os pulmões e os músculos”, afirma. 


5- Ajuda no controle de doenças


“Para quem deseja controlar o diabetes, colesterol alto ou a pressão alta, a pedalada vai contribuir muito no tratamento”, afirma a treinadora. Segundo ela “o movimento de pedalada melhora o fluxo de sangue e oxigênio por todo o corpo e baixa a pressão arterial, beneficiando a saúde de diversas maneiras”.


6- Seguro para as grávidas


A treinadora recomenda o ciclismo indoor para as futuras mamães. “Uma bicicleta ergométrica fornece estabilidade para que a gestante não caia e vai contribuir muito para a saúde dela e do bebê durante toda a gravidez. Mas, antes de pedalar, é seguro conversar com o médico para ter certeza”, orienta.


7- Resultados rápidos


Por ser um exercício de alto gasto calórico, a treinadora afirma que não é necessário muito tempo para perceber os resultados da pedalada. “Com o passar dos dias, será possível sentir mais disposição e condicionamento físico, menos estresse, mais energia e bom humor”.


8- Promove emagrecimento


De acordo com Carol, a atividade de ciclismo indoor queima cerca de 400 a 600 calorias em uma única aula de 45 minutos, o que possibilita perder peso rápido e de forma saudável.


9- Permite níveis de resistência variados


Ter uma bicicleta em casa permitirá treinos variados e com diferentes ritmos. “As pessoas podem se exercitar com velocidade baixa, média ou alta e fazer um treino intervalado, alternando curtos períodos de exercícios intensos com intervalos mais longos de exercícios menos intensos”.


10- Mais seguro do que pedalar na estrada


Embora andar de bicicleta ao ar livre promova uma satisfação visual e desafiadora, o percurso pode apresentar alguns perigos, como estradas irregulares e escorregadias e motoristas desatentos. “Ao pedalar em casa será possível executar a atividade com segurança, sem se preocupar com o trânsito”, finaliza.