Jornal Mexa-se

19 de março 2021 às 07:00

Adeus, inchaço! 5 medidas para acabar com a retenção de líquido

Estética

19 de março 2021

CompartilharCompartilhar

Adeus, inchaço! 5 medidas para acabar com a retenção de líquido

Quer coisa mais desconfortável do que o inchaço? O vestidinho, que estava perfeito até a semana passada, não fecha mais; do nada, aparecem bolsas ao redor dos olhos; o tornozelo fica dolorido... O problema piora no calor, porque os vasos sanguíneos dilatam e a circulação fica mais devagar - parte da água que compõe o sangue escapa e fica alojada sob a pele, dando origem ao edema.


Mas, dá para combater a retenção hídrica com algumas medidas simples, como as sugeridas pela fisioterapeuta Estética Viviana Piccinini.


Drenagem linfática, clássico que funciona


Quando o objetivo é desinchar, essa massagem continua insubstituível: estimula a cadeia de gânglios linfáticos para que a circulação não fique congestionada e, assim, ajuda o organismo na liberação natural de toxinas e líqudos. Viviana explica que o segredo está em fazê-la da forma correta, com movimentos delicados. Drenagem linfática não pode deixar hematomas! "Deve ser uma massagem leve sempre no sentido para o centro do corpo", completa a profissional.


A fisioterapeuta recomenda procurar um profissional qualificado e ficar atento à sutileza dos movimentos.


Hidratar para desinchar


Parece um contrassenso, mas a água diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção, e desintoxica. Vale ressaltar: bebidas alcoólicas não contam, nem mesmo a cervejinha gelada. Precisa ser água mineral, água de coco, sucos naturais... ou seja, líquidos que reponham sais minerais e atuam no bom funcionamento do organismo.


Alimentos do bem


Frutas e legumes ricos em água como a melancia, melão, abacaxi, morango, kiwi, pepino, aipo e chuchu, hidratam, melhoram a diurese e ajudam repor nutrientes. Eles devem fazer parte de uma dieta com carbos, proteínas e gordura do bem. Inclua saladas com verduras, legumes, proteínas e porções de frutas na dieta. São escolhas inteligentes, capazes de fornecer energia e garantir o pique, agregando nutrientes de qualidade.


Inimigos declarados


Alimentos ricos em sódio e muito condimentados pioram a retenção líquida, assim como o álcool. Portanto, devem ser evitados.


Mexa-se!


A prática regular de exercício físico melhora a circulação e ajuda a diminuir a retenção líquida. Vanessa Furstenberger, profissional de educação física, explica que o exercício melhora a circulação linfática, melhora o retorno venoso e ajuda a eliminar o líquido extracelular. As atividades mais recomendadas são as clássicas caminhada, corrida, natação, hidroginástica e musculação.