Jornal Mexa-se

29 de março 2021 às 07:00

Dicas para higienizar corretamente cada ambiente da casa

Geral

29 de março 2021

CompartilharCompartilhar

Dicas para higienizar corretamente cada ambiente da casa

Em um período em que as pessoas ficam mais tempo em casa, reforçar os cuidados com a limpeza dos cômodos é essencial. De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, parceiro da Bettanin, uma das principais dicas é fazer uma limpeza de maneira imediata. "Foi lavar as mãos? Já aproveita para lavar e secar a pia e torneira. Tomou banho? Aproveita o momento para limpar toda a área de banho. São pequenas atitudes que vão facilitar a limpeza dos cômodos", explica.

O especialista e a digital influencer Mônica Loureiro apresentam diversas dicas que vão tornar as atividades mais rápidas e eficientes. Confira!

LIMPEZA DO CHÃO

Com a maior circulação de pessoas na casa ao longo do dia, o chão acumula mais sujidades. Migalhas de comida, manchas e principalmente a sujeira trazida da rua precisam ser eliminadas de maneira imediata. "São sujeiras que podem trazer insetos, vírus e bactérias para toda a casa. Além de contribuírem para um visual desagradável no cômodo", comenta Mônica. Para essa atividade, a influenciadora recomenda o uso de mops. "São utensílios que oferecem muita facilidade e eficácia. Existem versões para todo o tipo de necessidade e eles podem ser usados no final no dia ou sempre que houver necessidade, como quando uma criança derruba um líquido no chão ou alguém chega do mercado.", comenta. A especialista comenta que se não for possível limpar o chão de todos os cômodos, todos os dias, o ideal é focar na higienização dos locais onde há maior circulação de pessoas, como sala, cozinha e banheiros.

Segundo o Dr. Bactéria, apesar do cuidado diário, é necessário tirar um dia da semana para fazer uma limpeza mais pesada. "Neste dia é importante tirar todos os móveis do cômodo, quando possível, para fazer uma limpeza mais minuciosa. Um pouco de água, misturada com um lava louça com ação antibacteriana, pode ser usado em toda a casa, deixando todos os cômodos seguros", afirma.

LIMPEZA DO BANHEIRO

O banheiro é um lugar propício para a proliferação de bactérias e é super importante manter uma limpeza frequente no local. De acordo com o Dr. Bactéria, vaso sanitário, pia e área de banho precisam ser limpos todos os dias. "O box de banho, por exemplo, é exposto a gorduras e resquícios de produtos de higiene e necessita de uma limpeza periódica. O ideal é sempre jogar água quente e utilizar produtos específicos para limpeza dos vidros, após cada banho. De preferência, aqueles que eliminam as bactérias.", explica. Para uma limpeza mais pesada, que deve acontecer uma vez na semana, o especialista indica o uso de produtos específicos, como sabão neutro, limpa box e panos que não soltam fiapos.
A pia do banheiro também pode acumular bastante bactérias ao longo do dia. "O ideal é que o último a utilizar a pia, a limpe de maneira geral", conta o biomédico. "Essa limpeza pode ser feita com sabão e esponja ou, para facilitar, utilizar panos umedecidos com álcool em todo o local", complementa Mônica.
O vaso sanitário também precisa de um cuidado especial, principalmente quando é utilizado por muitas pessoas. "Alvejante e uma escova própria para este fim, já resolvem o problema", indica Dr. Bactéria.
Outro cuidado que Mônica indica, quando há muitas pessoas na casa, é trocar a toalha de rosto pela de papel. "Se não for possível, o correto é trocar a toalhinha todos os dias".

LIMPEZA DE PEQUENAS PEÇAS

Maçanetas, controles remotos, telefones e interfones são peças tocadas por muitas pessoas e precisam ser higienizadas todos os dias e sempre que necessário. "Se uma pessoa da casa sai para rua e, ao voltar, pega na maçaneta, a peça precisa ser limpa rapidamente", alerta Dr. Bactéria. Para isso, o especialista também indica o uso de panos umedecidos com produtos químicos.

Mônica aconselha, também, higienizar os brinquedos das crianças, sempre após o uso, e armazená-los em caixas organizadoras para mantê-los livres de sujeiras por mais tempo. "Além dos brinquedos, é importante atentar-se aos calçados. Se sair para rua, ao voltar para casa, é preciso retirá-lo do pé ainda na porta e utilizar um pano com alvejante para limpar a sola", aconselha a influenciadora.

LIMPEZA DA COZINHA

Na cozinha, os cuidados não devem ser diferentes. "É necessário reforçar os cuidados com os utensílios e lavá-los com um lava louças eficiente, que elimine as bactérias, aproveitando para utilizá-lo também para limpar a pia e torneira. Além disso, é recomendado esterilizar com água quente frutas, legumes e alimentos em lata e vidros trazido de mercados", revela o especialista.

De acordo com Mônica, superfícies como mesa, cadeiras, pisos e azulejos também precisam ser limpos com frequência. "Se não der para higienizar todo dia, indico fazer dia sim, dia não". A especialista indica o uso de um mop articulado para limpeza de pisos e azulejos e químicos especiais para superfícies. "Se as cadeiras forem de tecido, vale apostar em rolos adesivos para limpar pelos, poeiras e migalhas", indica.

Além de tudo isso, Dr. Bactéria ressalta a importância de tirar o lixo diariamente. "O lixo deve ser retirado mesmo quando não for dia de coleta. Neste caso, armazene os sacos para lixo menores em sacos maiores e deixe-o em um local arejado, até o dia de levá-lo até a lixeira".

LIMPEZA DA LAVANDERIA

De acordo com o Dr. Bactéria, a lavanderia passou a ser mais utilizada neste período e, por isso, precisa de uma atenção maior. "Pessoas que saem para trabalhar precisam lavar a roupa todo dia. Além disso, os panos utilizados para a limpeza da casa também precisam ser lavados de maneira imediata", afirma. "Para lavar as roupas, é necessário tomar cuidados ao manusear as peças e evitar sacudir as vestimentas antes de colocá-las na máquina, para não espalhar ao ambiente possíveis bactérias que possam estar nelas. Também é recomendado higienizar o cesto de roupa suja com água e sabão, e a máquina de lavar com um produto que seja específico para este fim, sempre após usá-los", revela o especialista.

Além de roupas e panos, o cômodo todo precisa ser higienizado. "É importante varrer o chão para tirar o excesso de sujeira e depois, com água e sabão, limpá-lo com ajuda de panos, rodo ou, para quem preferir, o mop", conta a digital influencer.

ESTOFADOS

Sofás e cadeiras também merecem atenção especial neste período. Para limpeza, Dr. Bactéria indica misturar um litro de água com 1 colher de sopa de lava louça concentrado com ação antibacteriana. "Com esta mistura, basta molhar um paninho macio, torcê-lo e passá-lo úmido sobre as superfícies. Não se preocupe em fazer espuma, desde que use o lava louça que também tem ação bactericida," indica. "Esta mistura também é eficiente na limpeza do chão, maçanetas e superfícies da casa," completa.