Jornal Mexa-se

07 de abril 2021 às 07:00

Cronograma para cuidar dos cabelos oleosos

Estética

07 de abril 2021

CompartilharCompartilhar

Cronograma para cuidar dos cabelos oleosos

Manter os fios longe da oleosidade excessiva, além de deixá-los mais bonitos, ficam naturalmente mais saudáveis e livres de inconveniências como a seborreia e a caspa. Para isso, o hair stylist Luigi Moretto destaca um cronograma especial com um calendário de compromissos diários que deve ser seguido.


Luigi revela que além de apostar em produtos específicos para acabar com o excesso de sebo e dar um fim no acúmulo de resíduos, esse ritual é indicado para todos os tipos de cabelo - desde os que possuem mais tendência à oleosidade, até aqueles que aparentemente não exigem uma lavagem diária.



  • Shampoo antioleosidade


Esse não pode faltar na rotina. Manter o cabelo sempre bem limpo evita o acúmulo de resíduos nos fios e limita a ação, por exemplo, de um creme de tratamento, o que pode levar ao ressecamento das pontas e enfraquecimento da fibra. "Por isso, apostar em um shampoo que ajude a controlar a oleosidade e remover todos os resíduos dos cabelos e couro cabeludo é a lição número 1", ensina Luigi.



  • Condicionador


Um produto básico em qualquer banheiro feminino, o condicionador é para fechar as cutículas do cabelo e manter as madeixas bem hidratadas e sem frizz ao longo do dia. Mas, quem tem cabelo oleoso, muitas vezes imagina que não precisa hidratar as madeixas - um grande engano. "O sebo produzido no couro cabeludo não é suficiente para deixar os fios hidratados até as pontas e, por isso, é essencial este uso diariamente", alerta.



  • Máscara reparadora


O hair stylista lembra que se a intenção é deixar as madeixas mais leves, com brilho e livres de oleosidade, a máscara deve ser utilizada uma vez por semana. As fórmulas com função nutrirreparadora ajudam a nutrir e reparar a fibra capilar. Mas, é extermamente importante aplicá-la apenas no comprimento e nas pontas - que são as regiões carentes de lipídios.



  • Shampoo esfoliante


Um cuidado extra e bem importante, já que esse tipo de shampoo possui micropartículas que ajudam na limpeza profunda do couro cabeludo, reduzindo a oleosidade e purificando os fios sem causar ressecamento. "Aqui é a cereja do bolo", afirma o especialista.


Aplicando as lições no dia a dia


De segunda a sexta: lavar o cabelo normalmente, usando o shampoo antioleosidade e o condicionador;


Sábado: usar o shampoo esfoliante, a fim de fazer uma limpeza bem profunda no couro cabeludo finalizando com o condicionador;


Domingo: lavar o cabelo com um shampoo antioleosidade e finalização do cronograma com a máscara de tratamento nutrirreparadora.