Jornal Mexa-se

23 de julho 2021 às 07:00

A importância da prática esportiva na infância

Esportes

23 de julho 2021

CompartilharCompartilhar

A importância da prática esportiva na infância

No dia 23 de julho de 2021 será dada a largada para a 32ª edição das Olimpíadas de Verão, que desta vez será em Tóquio, capital do Japão. O maior evento esportivo do mundo vai reunir mais de 10 mil atletas em 46 modalidades, e deve nos manter por horas na frente da TV torcendo pelos nossos atletas. Serão 301 brasileiros em busca da sonhada medalha olímpica e nos inspirando, afinal, quem aí não sente vontade de sair praticando esporte logo após assistir algum evento esportivo? Isso não é diferente com a criançada, já fomos crianças e sabemos muito bem como é. Mas qual é a importância da prática esportiva desde cedo? Você sabe? 


"Vivemos em tempos em que as crianças não brincam mais nas ruas e tem poucas relações pessoais quando estão em casa. Perde-se muito de tudo isso devido a tecnologia e a criação. Hoje, os pais, para terem tempo de organizar suas vidas rotineiras, dão celulares, tablets, computadores e TVs. Automaticamente, isso complica o desenvolvimento motor da criança que se torna sedentária e pode futuramente desenvolver até obesidade, como apontam alguns estudos da Organização Mundial da Saúde", avalia o educador físico Jackson Nazário. "O esporte, seja ele jogo ou brincadeira, estimula a noção de espaço, promove a interação social e trabalho em equipe, ajuda a desenvolver as capacidades físicas no crescimento,
favorece o desenvolvimento de habilidades com raciocínio e coordenação motora, entre outros benefícios", lembra. 


O profissional do esporte ainda releva se existe alguma idade ideal para os pequenos começarem: "Não existe uma idade ideal; assim que a criança nasce é possível estimular atividades aquáticas por ter baixo impacto, que estimulam a capacidade física e o desenvolvimento dentro do esporte da natação, por exemplo", relata Jackson Nazário, que também direciona os pais sobre os esportes mais adequados para as crianças. "Pensando no hoje, a dança, bicicleta, futebol, handebol e natação são esportes de prática muito recreativa que desenvolvem todas as capacidades físicas necessárias para o desenvolvimento motor dentro do crescimento dos pequenos", finaliza.