Jornal Mexa-se

17 de setembro 2021 às 07:00

Dicas para manter a saúde mental em dia

Saúde

17 de setembro 2021

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Dicas para manter a saúde mental em dia

O período pandêmico ainda instalado em boa parte do mundo vem mudando muito as relações dentro do ambiente corporativo e, muitas vezes, o estresse e a ansiedade são refletidos em casa. Segundo uma pesquisa da Universidade de Calgary, no Canadá, 1 em cada 5 jovens apresentam sintomas de ansiedade clinicamente elevados. Por isso, a atenção a esses problemas gerados, é que formam a nossa saúde mental, e deve-se ter um cuidado redobrado quando qualquer peça está fora do eixo.


Para falar sobre isso, a Eurekka, hub de startup focada no cuidado com a saúde mental, reuniu seus especialistas para darem dicas de como manter a mente em dia. Segundo Júlio Frota Lisbôa Pereira de Souza, procurar ajuda de um especialista não deve ser vergonhoso e muito menos uma fraqueza. "Ainda nos deparamos com casos de estigmas e pré-conceitos, carregando o tabu da psicologia ‘ser para louco’ ou para aqueles que têm problemas, e nos tempos de hoje, quem não tem? Queremos mostrar que a psicoterapia está para auxiliar em uma mudança na rotina, trazer um novo ponto de vista, abrir o horizonte para nossos olhares e oportunidades", conta o CEO e fundador da startup.


Confira as dicas para manter a saúde mental em dia:



  • Entenda que corpo e mente estão conectados


Ou seja, se você come mal ou dorme pouco, a sua mente também vai sentir. É muito comum ter uma saúde mental ruim porque outras áreas da sua saúde também estão ruins. Entenda que comer bem durante o dia, fazer pelo menos alguma forma de exercício físico em casa e cuidar da higiene do sono ajudam muito na sua saúde mental.



  • Seja concreto nas suas metas


Dizer "hoje vou comer bem" é muito vago. Você pode trocar isso por: "hoje vou comer duas frutas diferentes"; amanhã você passa por três frutas diferentes, e por aí vai, ou, então, ao invés de anotar "meditar" na sua agenda, escreva: "relaxar ouvindo o áudio de meditação".


Isso já te dá uma média de tempo, pois o vídeo tem 10 minutos, e é uma meta concreta. As metas concretas fazem você se sentir mais norteado, e, assim, saber melhor o que fazer e quando fazer.



  • Tenha uma rotina organizada


Já falamos sobre a importância de ter uma boa rotina, organizada e realista. Não coloque 50 coisas para fazer no dia se você não conseguir cumprir - isso só vai te deixar desmotivado e culpado. Siga a regra três à risca e pense como a sua rotina pode ser equilibrada. A dica principal é colocar suas obrigações, mas sem esquecer o tempo de lazer ou, pelo menos, de pausa entre as responsabilidades.



  • Durma bem e controle o estresse


Uma boa noite de sono é vital para ter uma boa saúde mental. Dormir bem é também uma chave para reduzir o estresse. Quando estamos estressados, ficamos desequilibrados. Com isso, nossa saúde mental não dá conta, e a harmonia se desfaz. Por isso, tentar controlar o estresse é uma forma muito boa de manter a sua saúde mental em dia. Você pode ajudar o seu corpo a ficar menos estressado e dormir melhor usando técnicas de mindfulness e meditação, além da higiene do sono que falamos antes.



  • Não tenha medo de procurar ajuda


Se a sua saúde mental está fraca e você sente que não consegue seguir essas dicas por conta própria, não se preocupe. Você tem várias saídas. A melhor forma de melhorar a sua saúde mental é ir atrás de um bom terapeuta, para que você possa avaliar que aspectos melhorar e que mudanças fazer na sua vida. Este é um bom empurrão para você ter mais clareza em como agir. Além disso, é melhor também ter pessoas com quem você possa contar - nós chamamos isso de rede de apoio, que é composta por seus pais, amigos, ou até mesmo professores. Converse com eles sobre o que você está passando e veja se podem te ajudar. Contudo, é vital saber que nenhuma ajuda substitui uma boa sessão de terapia.