Jornal Mexa-se

19 de setembro 2021 às 07:00

Você conhece o termo 'desmaiar o cabelo'? Aprenda os melhores ativos para combater o frizz

Estética

19 de setembro 2021

CompartilharCompartilhar

Você conhece o termo 'desmaiar o cabelo'? Aprenda os melhores ativos para combater o frizz

Um conceito que se tornou popular já há alguns anos, "desmaiar o cabelo" é o efeito causado por linhas de produtos que trazem como proposta a redução imediata do volume e frizz do cabelo, deixando as madeixas alinhadas.

Esse efeito é atingido com a ajuda de produtos específicos. Ele é indicado para quem quer um cabelo bem saudável, livre do frizz e sem perder o movimento. Já para quem fez algum procedimento químico, usar um produto com a proposta "desmaia cabelo" é fundamental para recuperar os fios dos danos causados pela coloração ou progressiva.

Além disso, para cacheadas em transição capilar, é uma ótima forma de aguardar o tempo de crescimento dos cachinhos, sem precisar recorrer às ferramentas de calor, como a chapinha e o secador, ou à progressiva, que pode danificar seriamente os fios e comprometer o processo.

Mel

O mel é um produto natural anti-inflamatório com grande poder de hidratação. Protegendo o couro cabeludo de dermatites e outras doenças capilares, ele também conta com importantes vitaminas, como as do complexo B, além de antioxidantes, água e aminoácidos, que são importantes para a estrutura dos fios.

Óleo de Oliva

Rico em antioxidantes, o óleo de oliva também é um ingrediente que vem sendo usado em cosméticos. Sendo composto por gordura monoinsaturada, ele é capaz de hidratar profundamente os fios dos cabelos, mas, nesse caso, é preciso cuidado: quem tem raiz oleosa, por exemplo, deve usá-lo apenas do comprimento até as pontas.

Óleo de Coco

Assim como o óleo de oliva, o óleo de coco é um ingrediente natural, que garante ótimos benefícios para o cabelo. Composto por ácidos graxos e ácido láurico, ele é um poderoso hidratante, que diminui o frizz e as pontas duplas, além de colaborar com a circulação sanguínea do couro cabeludo e sua saúde, favorecendo o nascimento e o crescimento de fios mais fortes.

Queratina

Naturalmente responsável pela formação dos cabelos, a queratina é uma proteína que dá resistência e força aos fios. Por isso, é muito comum estar presente em diversos tipos de produtos, inclusive em uma máscara de tratamento para desmaiar o cabelo. Afinal, ela garante a manutenção da estrutura do fio e serve como uma barreira, mantendo a hidratação interna, o que influencia diretamente na maciez e no brilho.

Açúcar

O açúcar é um polissacarídeo, excelente umectante e hidratante, além de controlar a eletricidade dos fios, garantindo menor frizz. Nos tratamentos, ele também contribui para um maior selamento das cutículas, o que resulta em fios macios e brilhantes. Produtos com esse ativo possui ótima performance no efeito "desmaia cabelo".