Jornal Mexa-se

13 de outubro 2021 às 07:00

Dia Mundial da Visão: você já visitou o oftalmologista esse ano?

Saúde

13 de outubro 2021

CompartilharCompartilhar

Dia Mundial da Visão: você já visitou o oftalmologista esse ano?

Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de chamar a atenção para os cuidados com a saúde ocular, além de alertar sobre os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual.


Um estudo internacional com participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, realizado neste ano, aponta que a população mundial com cegueira ou algum tipo de deficiência visual deve dobrar até 2050. Além disso, o estudo do Grupo de Especialistas em Perda da Visão (VLEG) aponta que em 30 anos o número de cegos ou com algum problema de visão pode chegar a 535 milhões de pessoas. Número que pode ser explicado por fatores como aumento e envelhecimento da população, maus hábitos alimentares, exposição excessiva a telas de celulares e computadores, além da falta de acesso a atendimento oftalmológico.


Para Ivan Cavilha, que possui mais de 18 anos de experiência no setor óptico e é fundador e CEO da Yoface, a data deve ser celebrada como um dia de conscientização. "Nós devemos pensar sobre o quanto é importante podermos enxergar e agradecermos por essa dádiva. Ao mesmo tempo, devemos pensar em todas as pessoas que não possuem essa oportunidade e como podemos ajudá-las de alguma forma, pensando em soluções para facilitar o dia a dia de quem tem dificuldades para enxergar", comenta Cavilha.


Muito mais do que conscientizar as pessoas, o CEO acredita que a mobilização precisa se transformar em ações efetivas para ajudar quem mais precisa. "O mercado óptico é um setor muito forte, temos players importantes que podem, cada vez mais, atuar para resolver os problemas que encontramos diariamente", afirma o empresário.


Como forma de prevenção, a realização de campanhas, mutirões e disponibilização de médicos para comunidades carentes é fundamental para evitar problemas de visão. Para Cavilha, outro passo necessário que as autoridades precisam dar é levar as empresas do setor óptico a participarem de programas que ajudem a expandir a saúde ocular para todos.


Outro dado que chama atenção é que, segundo a OMS, no Brasil há mais de 1,2 milhão de pessoas cegas. Como a própria Organização estima que 60% das cegueiras são evitáveis, isso significa que quase 700 mil brasileiros poderiam ter evitado a cegueira se tivessem recebido tratamento precoce. Por isso, o Dia Mundial da Visão é uma data fundamental para que as pessoas se mobilizem e percebam a importância de visitar o oftalmologista regularmente.


Ivan Cavilha torce para que todos possam ter acesso à saúde o quanto antes, pois os cuidados com os olhos são fundamentais para uma vida saudável e ativa. "A saúde pública brasileira ainda é muito carente, principalmente em relação à saúde visual. Por isso, desejo e trabalho todos os dias para que a mudança ocorra logo e que todos possam frequentar regularmente um oftalmologista, assim como usar um óculos de grau quando houver necessidade", reflete.


Para o empresário, o Dia Mundial da Visão deve ser uma data para transformar a realidade da população para melhor, contribuindo para que todos possam receber os cuidados que precisam. Além disso, todos devem aproveitar para refletir sobre a importância da nossa visão em nosso dia a dia. "Nossos olhos merecem atenção especial. Não deixe os seus exames para depois, visite o seu oftalmologista o quanto antes!", finaliza o CEO.