Jornal Mexa-se

19 de outubro 2021 às 07:00

Dia Mundial da Osteoporose

Saúde

19 de outubro 2021

CompartilharCompartilhar

Dia Mundial da Osteoporose

Dia 20 de outubro é considerado o Dia Mundial da Osteoporose. Cerca de 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com osteoporose, contingente que deve crescer 30% até 2050, de acordo com dados da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF). A incidência em pessoas cima de 60 anos é significativamente maior quando comparada a pacientes mais jovens. Porém, o que muitos não sabem é que o tamanho e a quantidade de massa óssea mudam ao longo da vida e, consequentemente, as necessidades nutricionais para mantê-los fortes e saudáveis também.


"O cálcio, a vitamina D e a proteína são os nutrientes essenciais para uma boa saúde óssea em qualquer fase da vida. Cada um, nas quantidades específicas, desempenham papeis importantes no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes", diz o chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazanesse, dr. Daniel Magnoni. "O sinal de alerta acende quando não atingimos as necessidades diárias de vitaminas e minerais e ficamos mais vulneráveis a fraturas e lesões".


Nestes casos, segundo o nutrólogo, a suplementação, principalmente para a população 50+, é a recomendação mais assertiva. "Comprovadamente, alguns suplementos, além de fortalecerem os ossos, melhoram a absorção e a retenção de cálcio no organismo. Hoje, além de gotas e comprimidos, há uma nova geração de produtos em forma de goma, capazes de suprir as necessidades nutricionais em uma única dose diária", complementa dr. Magnoni.


Saúde óssea


Para que possam se manter fortes e saudáveis, os ossos precisam dos nutrientes certos, aliado à alimentação saudável e prática de exercícios regular. E os cuidados devem começar desde cedo. Conheça mais sobre os principais nutrientes:


Cálcio - Ideal para manter a saúde óssea e auxiliar diretamente na prevenção de osteopenia e osteoporose, principalmente entre o público 60+. A combinação entre cálcio e a Vitamina D3 é fundamental para o metabolismo ósseo e a deficiência de um deles prejudica esse processo. 


Vitamina D - Este hormônio foi classificado como vitamina e é sintetizado pela exposição à luz solar. É um importante regulador do sistema imune e auxilia com a absorção de minerais como o cálcio, fundamental na formação de ossos e dentes. Estima-se que 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência ou insuficiência de vitamina D.