Jornal Mexa-se

18 de outubro 2021 às 07:00

4 regras para os cabelos antes de dormir

Estética

18 de outubro 2021

CompartilharCompartilhar

4 regras para os cabelos antes de dormir

Os hábitos noturnos podem, muitas vezes, passarem despercebidos na correria do dia a dia, mas, para o Hair Stylist Luigi Moretto, eles são essenciais para deixarem os fios daquele jeitinho que todo mundo ama. Com 4 dicas simples e práticas e mais um pouquinho de atenção aos fios antes de ir para a cama, podem garantir os cabelos dos sonhos.


Regra número 1: Dormir com cabelo 100% seco


Ao dormir com o cabelo molhado, os fios ficam mais frágeis e predispostos à quebra por conta do atrito com o travesseiro, podendo trazer danos permanentes aos fios. "Além disso, é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos", fala o especialista.


Regra número 2: Hidratar com uma umectação noturna


Os óleos naturais são os melhores amigos de qualquer cabelo, principalmente dos fios cacheados. E tudo isso é tão importante porque é durante a noite que os produtos penetram nos fios, dando mais nutrição e elasticidade ao cabelo. "Por isso, a dica é fazer a umectação e deixar o óleo agir nos fios enquanto dorme e assim que acordar, lavar com produtos adequados para o tipo de cabelo", diz.


Regra número 3: Abuse do cetim


Seja na touca ou na fronha, o tecido cetim é milagroso para acabar com o temido frizz. A tática ajuda para evitar que os fios fiquem amassados e sem definição.


E porque não as tradicionais fronhas de algodão? Luigi revela que elas roubam a umidade do cabelo e a fricção dos fios resulta em fios sem definição no dia seguinte. A solução é trocar a fronha por uma de cetim ou usar uma touca do mesmo tecido. Ao contrário do algodão, o cetim tem dificuldade de absorver a oleosidade da raiz, não causa frizz e não desfaz a forma natural do cabelo.


Regra número 4: Penteie e prenda


O hair stylist garante que além de desembaraçar e pentear, alguns penteados podem moldar os cabelos.


Um simples coque pode garantir um efeito messy quando feito antes de dormir. "Pegue os fios e puxe para o alto, torça-os de maneira despretensiosa e prenda com um elástico. Finalize no dia seguinte com um spray texturizador e ajeite com os dedos os fiozinhos", ensina ele.


As tranças também são boas alternativas para amarrar o cabelo antes de dormir, mas só para quem quer exibir ondas marcadas no dia seguinte. Se a ideia for manter o efeito de uma escova, por exemplo, esse penteado não ajuda, daí é melhor seguir com os fios lisinhos e soltos, ou na antiga touca feita com grampos.


Os rolinhos ou tranças, que podem ser presos com elásticos (sempre revestidos com tecidos), são formas tradicionais de evitar que os cabelos desmanchem.


Com tranças maiores e mais grossas, os fios ficam com menos volume e se comportam bem no dia seguinte. As tranças menores formam cachos pequenos e formam aquele volume proposital, quase com o moderno efeito frisado.