Jornal Mexa-se

14 de abril 2022 às 07:00

Exercício ou atividade física: qual é o mais importante pra a saúde?

Esportes

14 de abril 2022

CompartilharCompartilhar

Exercício ou atividade física: qual é o mais importante pra a saúde?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 60% da população mundial é sedentária. Ainda segundo as estatísticas, um em cada quatro adultos não praticam atividade física na quantidade suficiente. Mas, para entender as reais necessidades para a saúde, o médico especialista em medicina esportiva e emagrecimento, dr. Walid Nabil Ourabi, explica que uma pessoa que consegue dar mais de 10 mil passos por dia ou se exercitar por 30 minutos ao dia, já sai da zona do sedentarismo e minimiza as doenças, mas isso não é suficiente para ter uma vida plenamente saudável. “Já os adeptos de atividades de força/musculação, por exemplo, que praticam uma modalidade três vezes por semana, conseguem reduzir o risco de morte por doença cardiovascular entre 40% e 70%”, afirma.


Para o médico, qualquer movimento do corpo já vale a pena para manter-se saudável, mas para aumentar a prevenção de doenças a longo prazo - e se levarmos em consideração que a perda muscular aumenta drasticamente com o decorrer dos anos - a única forma de se proteger é ser adepto de atividades físicas mais rigorosas.


Respirar, levantar da cadeira, varrer o chão, carregar uma mala, tomar banho ou passear no shopping são sim exercícios, porém não contribuem para o aumento da massa magra. “É a atividade física regular e sistematizada que vai manter o corpo em equilíbrio completo e, consequentemente, saudável em todos os aspectos”, finaliza o médico.