Jornal Mexa-se

03 de maio 2022 às 07:00

Hidroginástica para idosos

Esportes

03 de maio 2022

CompartilharCompartilhar

Hidroginástica para idosos

A prática regular do exercício é o meio mais eficaz de minimizar os efeitos do envelhecimento e aumentar a qualidade de vida dos idosos. Durante o processo de envelhecimento ocorrem mais de 400 alterações no corpo humano que impactam a qualidade de vida e saúde dos idosos. A população brasileira está envelhecendo em ritmo acelerado e vivendo por mais tempo.


A hidroginástica permite que seus praticantes sintam-se mais descontraídos e autoconfiantes, menos ansiosos, mais felizes e capazes de vencer as dificuldades, devido às propriedades físicas que o meio oferece.


Outro aspecto importante no programa de hidroginástica está relacionado com a característica da piscina, temperatura ideal entre 28º a 30º, dependendo das estações do ano.


São utilizadas as principais posições da hidroginástica durante as aulas: posições neutras, suspensão, ancorada e rebote para que se enriqueça o repertório motor do idoso.


Todas as aulas devem conter exercícios aeróbicos e neuromusculares. E recomendamos sempre aos alunos uma boa hidratação, durante e após o término do trabalho cardiovascular.


Por Alaercio Borelli, professor e diretor da Unief, que fica na Rua Maestro Francisco Farina, 441, Vila Progresso. Contatos: (11) 4587-9306, 99937-0961, unief@unief.com.br, www.unief.com.br, instagram:_ @unief, facebook: UNIEF- Unidade Integrada de Educação Física.