Jornal Mexa-se

27 de abril 2022 às 07:00

Saiba como parar de brigar com o seu amor por questões financeiras

Geral

27 de abril 2022

CompartilharCompartilhar

Saiba como parar de brigar com o seu amor por questões financeiras

Quando um casal resolve “juntar as escovas de dente”, nem sempre lembram de fazer uma boa organização de planejamento sobre o dinheiro que possuem. Existem casais que preferem dividir as despesas proporcionais à renda de cada um, enquanto outros adotam o critério “meio a meio”, e tudo que estiver fora desse acordo pode ser tratado pontual ou individualmente. Nenhuma forma é errada, o importante é que ambos consigam pagar as contas sem que essa questão financeira interfira negativamente na relação.


O mercado de trabalho no Brasil chegou ao quarto trimestre de 2021, entre outubro e dezembro, com proporção recorde de desemprego de longo prazo: mais de 30% dos cerca de 12,1 milhões de desempregados estavam em busca de uma vaga havia dois anos ou mais, maior porcentual de pessoas nessa situação em toda a série histórica iniciada em 2012, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


“É claro que não é fácil, mas as possibilidades de sair desse conflito financeiro são maiores quando as pessoas de uma relação buscam encontrar uma solução saudável. Buscar estratégias, principalmente quando o casal não ganha bem ou só um integrante trabalha, é indispensável para ter equilíbrio na relação e se sobressair diante das dificuldades. Não faltam pesquisas mostrando que o dinheiro está no topo das razões pelas quais os casais se separam, superando ciúmes e desavenças com parentes, mas o casal que se ama deve buscar forças e se organizar para conseguir enfrentar e superar as questões citadas”, explica Maicon Paiva, especialista em relacionamentos.


Uma das grandes falhas na relação é a infidelidade financeira, que é quando uma pessoa da relação gasta o dinheiro que já estava programado para um projeto ou algo mais importante. Acontece também quando se tem compulsividade em compras, exagerando em coisas que não precisa enquanto possui outras prioridades na relação a qual faz parte.


Por isso, Maicon Paiva dá 5 dicas de como recuperar o amor nesta fase tão delicada da relação, que é quando envolve questões financeiras:


1. Refletir os gastos e a atual situação financeira


Antes de tudo, o casal precisa entender a situação financeira a qual faz parte. Independente dos ganhos, é extremamente normal o casal ter metas e planejamentos em comum e isso também precisa ser uma prioridade. Por isso, é importante sentar e definir as receitas e despesas, entender os gastos e até quanto pode comprar para não comprometer o planejamento, a fim de não interromper os sonhos.


2. Conversar para entender o outro


O diálogo, mais do que nunca, é fundamental nesse momento para entender a situação financeira do outro que, por sua vez, não consegue falar quando está passando, por exemplo, por alguma dificuldade ou dívida. A conversa também vai ajudar o casal a entender sobre os gastos que estão sendo compulsivos e planejar uma viagem ou até mesmo para um outro objetivo.


3. Reorganize a vida em um dia calmo


Ao decidirem conversar sobre os projetos e sobre o que não está dando certo, busque um dia tranquilo. Conversar depois de ter trabalhado o dia inteiro faz com que a comunicação possa ter algumas falhas e o objetivo tende a não ser alcançado. O ideal é conversar na calmaria, uma vez que o assunto precisa de estratégias e boa relação para ser resolvido.


4. Seja honesto com os acordos


O ser humano não é perfeito e está sempre suscetível à falhas, disso todos nós sabemos. Mas quando firmar acordo com a pessoa amada, não o descumpra. Se der muita vontade de fazer algo que não foi combinado, o mínimo é compartilhar o desejo com o companheiro(a) e ser honesto diante da situação.


5. Comemore os projetos realizados


 Concretizar uma meta que foi planejada é a melhor sensação que um casal pode ter. Vibre, comemore e entenda que isso faz parte do sucesso da relação e é uma prova de que os dois estão juntos e fazendo a vida dar certo. São nos pequenos detalhes que a relação cresce e vigora!