Jornal Mexa-se

17 de maio 2022 às 08:00

Vitamina C é aliada de uma pele saudável e uniforme

Estética

17 de maio 2022

CompartilharCompartilhar

Vitamina C é aliada de uma pele saudável e uniforme

A vitamina C ganhou muita representatividade no universo dos cosméticos e dermocosméticos nos últimos tempos, e a pele saudável tem sido cada vez mais associada a esse ativo poderosíssimo. Mas, antes de ceder aos apelos do ativo queridinho das skincare lovers, é fundamental entender as formas de utilização e de que maneira ela age em nosso organismo.


De acordo com a dermatologista dra. Renata Bertino, do Rio de Janeiro, um dos principais benefícios do uso contínuo da vitamina C é a luminosidade e a radiância da pele, além da potencialização do uso do filtro solar. "Ela possui um grande poder antioxidante e inibe a formação de radicais livres, além de atuar como coadjuvante no tratamento de patologias hiperpigmentadas (marcas escurecidas), como melasmas, com potencial clareador", explica.


A partir dos 25 anos de idade, quando os dermatologistas indicam cuidados mais intensos com a pele, já é possível iniciar o uso de produtos com vitamina C. A preferência deve ser pela aplicação no período da manhã, em todos os tipos de pele. "É importante que se procure o produto adequado ao seu tipo de pele. Por exemplo, para peles maduras ou secas, o ideal são as fórmulas mais cremosas. Já para peles oleosas, indicamos cosméticos em gel ou sérum. Existem inclusive ativos complementares à vitamina C, como ácido salicílico no caso de peles oleosas, ou ativos que estabilizem essa vitamina", comenta a dermatologista.


Uma das perguntas mais frequentes em consultório se refere ao tempo necessário para que os primeiros resultados apareçam, mas dra. Renata explica que isso varia bastante. "Vai depender muito da queixa do paciente. Por exemplo, para luminosidade e radiância da pele, se o produto tiver uma cosmética agradável, o paciente já vê resultados logo nos primeiros dias. Mas se a ação é coadjuvante clareadora, por exemplo, a ajuda de outros ativos e cremes também será fundamental para potencializar esse resultado, e pode demorar um pouco mais", afirma.


Por fim, a dermatologista esclarece que a vitamina C eficaz para resultados na pele é a de uso tópico, ou seja, por meio de produtos dermocosméticos. Sucos naturais e suplementos vitamínicos via oral são absorvidos pelo intestino, e por isso não trazem benefícios diretos à pele.