Jornal Mexa-se

26 de maio 2022 às 19:00

Dicas de brincadeiras antigas para crianças e adultos

Geral

26 de maio 2022

CompartilharCompartilhar

Dicas de brincadeiras antigas para crianças e adultos

A brincadeira, tão essencial na infância, pode contribuir para o desenvolvimento e a percepção do mundo à sua volta. Celebrado no dia 28 de maio, o Dia Mundial do Brincar está no calendário da UNICEF (Organização das Nações Unidas) no Brasil e em mais de 40 países. O principal objetivo da data é conscientizar e promover o brincar como um direito adquirido, que deve ser incentivado pelos pais, responsáveis, escola e sociedade. 


A reflexão sobre o brincar deve estar presente no olhar sobre a criança. “É por meio do brincar que ela apresenta a sua ideia sobre o mundo, seja o que ela adquiriu desde o nascimento até o momento presente. É por meio dessas atividades que ela revela a cultura que vive, produz ideias, desenvolve a criatividade e melhora o seu bem-estar”, revela Glades Serra, diretora do Marista Escola Social Robru, unidade que atende crianças da educação infantil na Zona Leste de São Paulo. 


O adulto também faz parte da brincadeira


Por muitas vezes o brincar é visto como uma atividade corriqueira, mas é importante lembrar que ele é um direito adquirido e presente em diversos documentos que regem a sociedade, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e a Convenção sobre os Direitos da Criança. “O ato de brincar é responsável por estimular a criação, o faz de conta, a cooperação e a flexibilidade, os adultos são importantes também para incentivar o imaginário e mediar as brincadeiras'', explica Glades. 



Com o Dia do Brincar chegando, a educadora sugere momentos de resgate das brincadeiras antigas, como forma de conexão entre adultos e crianças. “Ao resgatar uma brincadeira que o adulto fazia na sua infância, ele acessa memórias, conta histórias e ainda cria novas conexões com as crianças, após um momento pandêmico cercado de tecnologia, desconectar um pouco pode fazer bem tanto para os adultos quanto para as crianças", reforça. 


A especialista relembra dicas de brincadeiras que resgatam a infância e podem ser feitas por adultos e crianças: 


Parlendas
Presentes no folclore brasileiro, as parlendas são rimas infantis que fortalecem a memória e a fixação de alguns conceitos. Podem ser utilizadas para uma brincadeira em família muito divertida. Quem não lembra?
"Um, dois, feijão com arroz,
três, quatro, feijão no prato, cinco, seis, falar inglês, sete, oito, comer biscoito,
nove, dez, comer pastéis."


Cama de Gato
Lembra da brincadeira com o barbante? É isso mesmo, para brincar de Cama de Gato você só precisa de um barbante e força nos dedos. A ideia é trançar um cordão entre os dedos das suas mãos formando alguns desenhos, a brincadeira continua à medida que cada um vai tentando passar o barbante para sua mão. 


Meu mestre mandou 
A conhecida brincadeira, sempre rende momentos divertidos, a dica aqui é experimentar em lugares diferentes, como praças, parques e jardins, reunir a família toda e sugerir desafios diversos. 


Brincadeiras cantadas
Crianças curtem muito as brincadeiras cantadas. O ritmo da música e a melodia podem contribuir para momentos de desenvolvimento e descontração, experimente jogos como “complete e música” ou “batalha de ritmos”. 


Contação de histórias
Contar histórias é sempre um ponto de conexão entre adultos e crianças. Utilizar livros, filmes ou contar momentos divertidos da própria infância, pode estabelecer bons momentos em família.