Jornal Mexa-se

31 de maio 2022 às 07:00

Você está preparado para sua aposentadoria?

Geral

31 de maio 2022

CompartilharCompartilhar

Você está preparado para sua aposentadoria?

 8 em cada 10 brasileiros não se preparam para a aposentadoria! Sim, esse dado é verdadeiro, proveniente da pesquisa “O preparo para a Aposentadoria no Brasil”, de abril de 2018, realizado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).  Nela foi possível verificar que oito em cada dez entrevistados admitiram que não possuem um planejamento de aposentadoria.


 Segundo estimativa do SPC Brasil, cerca de 104,7 milhões de adultos não aposentados com mais de 18 anos não estão pensando nessa fase tão importante da vida.


 Com essa informação, que traz números expressivos, é difícil não pensar o que acontecerá com estes brasileiros se não conseguirem se aposentar no futuro, ou mesmo se vão ter o padrão de vida de hoje. Como lidarão com as situações que acompanham as idades mais avançadas (como problemas de saúde, por exemplo)?


 Dentro dessa pesquisa, a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawaut, comentou a questão. “Não é nada promissor o fato de que milhões de brasileiros estão envelhecendo sem planejar o futuro ou pensar em como irão manter-se. Todos deveriam refletir sobre isso: os funcionários de empresas grandes ou pequenas, servidores públicos e, principalmente, aqueles trabalhadores que são obrigados a fazer a própria contribuição ao INSS, como os comerciantes, empresários, profissionais liberais e autônomos”, alerta Kawaut.


Mas, por onde começar?


O primeiro passo para realizar o planejamento de aposentadoria é buscar entender o que você espera para o seu futuro. Por exemplo: com relação a valores, 72,3% dos entrevistados não sabem qual valor terão disponível ao se aposentar.


Portanto, em um primeiro momento, é preciso assegurar que você saiba responder aos seguintes questionamentos:


1)            Qual valor do benefício que vou receber?


2)            Quando poderei me aposentar?


3)            Qual benefício será mais vantajoso no meu caso?


4)            Quanto preciso contribuir hoje para manter um bom benefício no futuro?


Muitas pessoas sonham em se aposentar e viajar, vivenciar novas experiências, continuar trabalhando, mas em período reduzido, aproveitar o tempo com a família etc. Cada pessoa tem a sua particularidade e o seu sonho. Mas saiba que para ter sucesso é necessário planejamento e organização!


Para dúvidas ou saber mais sobre esse tema acesse: www.mariaangelica.adv.br ou entre em contato pelo telefone: (11) 93036-5568 (WhatsApp).