Jornal Mexa-se

01 de junho 2022 às 07:00

Alimentos que ajudam no controle do colesterol e diabetes

Saúde

01 de junho 2022

CompartilharCompartilhar

Alimentos que ajudam no controle do colesterol e diabetes

Evitar doces e frituras é uma das principais medidas para manter um nível adequado de açúcar no sangue, mas também é necessário incluir alimentos que ajudem o organismo nesse processo.


O planejamento alimentar para pessoas com diabetes deve conter opções que evitem o pico glicêmico e protejam a saúde do coração, pois essas pessoas apresentam risco mais elevado para as doenças cardiovasculares.


Conheça alguns alimentos que devem estar em sua rotina:


- AVEIA: rica em betaglucana, uma fibra que se expande e forma uma espécie de gel consistente quando chega ao estômago, prolonga a sensação de saciedade e retarda a absorção de glicose pelo sangue, ajudando a manter a glicemia em níveis mais baixos. Além disso, ela reduz a absorção de colesterol pelo organismo, colaborando com a proteção do sistema cardiovascular.


- CANELA: quando adicionada às refeições, previne a absorção de grandes doses de glicose pelo organismo e reduz a velocidade do esvaziamento do estômago, evitando o pico glicêmico. Além disso, ela aumenta a sensibilidade à insulina, o que diminui a concentração de glicose no sangue. Ainda, o consumo da canela está relacionado à diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) e dos triglicérides, contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.


- LINHAÇA E CHIA: essas sementes contêm fibras solúveis que reduzem o pico glicêmico, de forma a exigir uma menor produção de insulina pelo corpo. Além disso, a linhaça e a chia contêm ácido alfalinolênico (ALA), um dos componentes do ômega-3 que combate inflamações, prevenindo o desenvolvimento da diabetes, e que protege o sistema cardiovascular e o cérebro.


- NOZES, CASTANHA DE CAJU, CASTANHA DO PARÁ, AMÊNDOAS, AVELÃS e outras oleaginosas têm um alto conteúdo de gorduras boas, que ajudam a regular a glicemia e a equilibrar os níveis de colesterol bom e ruim. Além disso, as oleaginosas, especialmente as amêndoas, ajudam a repor o magnésio, um mineral importante que muitas vezes é perdido pela urina depois de crises hiperglicêmicas.


Mesmo conhecendo os melhores alimentos para controlar a diabetes, é muito importante ter o acompanhamento de um médico ou um nutricionista.


Você encontra esses e outros alimentos importantes aliados no cuidado da saúde na Emporium Cereais & Cia, que fica no Mercadão da Ferroviários, box 37 (esquina Eng. Monlevade com Av. dos Ferroviários). Contatos: (11) 4817-3901, 98892-9663,  safrare@hotmail.com.