Jornal Mexa-se

03 de junho 2022 às 07:00

Você sabe o que é coloração pessoal?

Geral

03 de junho 2022

CompartilharCompartilhar

Você sabe o que é coloração pessoal?

 Olhar uma roupa na internet. Achar linda. Comprar. Provar. Achar péssima no corpo.


 Esse ciclo é frustrante e a gente entende. Mas já parou para pensar que talvez você esteja insistindo em roupa com paleta de cor que não é a sua? Não é novidade que as cores têm efeito sobre a gente. Nosso cérebro pode associar diferentes cores a diferentes sentimentos, sensações e impressões. 


 Por isso surgiu a coloração pessoal: para te ajudar a encontrar as cores que melhor te favorecem!


 O que é coloração pessoal?


 Você sabia que tudo que está à nossa volta não tem cor? O que acontece é que quando os objetos são atingidos por luz, eles absorvem certos comprimentos de onda e refletem outros, e é essa “cor” que enxergamos. Ou seja, o que chamamos de cor, nada mais é do que luz. 


Quando falamos de coloração pessoal, queremos entender quais cores melhor iluminam e refletem a nossa pele natural, harmonizando todos os aspectos do nosso rosto e nos deixando com um aspecto radiante e saudável – sem precisar abusar da maquiagem. 


Outro aspecto importante da coloração pessoal é conhecer o círculo cromático. Com as principais cores percebidas pelo nosso olho, o círculo permite identificar várias tonalidades, bem como a concordância de uma com as outras. Dentro dele, podemos identificar as cores análogas, como o verde escuro e o verde claro – tons adjacentes – e as complementares, como o rosa e o verde – tons opostos no círculo cromático.


 Dependendo da combinação entre pele e roupa, podemos acabar com o aspecto mais “ofuscado” ou mais “vivo”. 


Com a coloração pessoal é possível descobrir qual é a paleta ideal para favorecer nossa pele. Depois disso, fica muito mais fácil escolher as roupas certas e fazer um consumo mais consciente e menos frustrante.


Hoje já existem diversas combinações de cores que ajudam a exaltar a nossa pele, mas as principais cartelas de cores são a de primavera, verão, outono e inverno, trazendo os principais tons das estações.  


Como funciona a coloração pessoal


A coloração pessoal é realizada por um profissional da área de consultoria de imagem e estilo e tem o objetivo de identificar quais são os tons e subtons que compõem a nossa pele e rosto. Nessa análise entra tudo: cor dos olhos, veias, sardas e pele.


Sem maquiagem e com luz natural, a prática é feita isolando o cabelo com uma faixa e o corpo com um avental, enquanto o profissional faz o teste de cores com vários tecidos diferentes, buscando reconhecer quais cores iluminam e refletem melhor o seu rosto.


Por Carolina Bavoso, consultora de imagem e estilo. Contatos: 11-93313-9213, carolinabavoso@gmail.com, instagram @carolinatimpinemk