Jornal Mexa-se

08 de junho 2022 às 08:00

Sim, é possível ser estilosa usando conjuntos!

Geral

08 de junho 2022

CompartilharCompartilhar

Sim, é possível ser estilosa usando conjuntos!

A previsão certeira para a tendência da estação é que os conjuntos vão tomar conta das vitrines neste inverno e é hora de garantir o seu! As combinações que já chegam "prontas" ao guarda-roupa aliam duas características que são essenciais no visual da mulher contemporânea: praticidade e estilo. Contudo, a consultora de moda e stylist Camile Stefano alerta: "com a infinidade de opções nas lojas, é essencial buscar referências para compreender quais peças fazem sentido para o dia a dia de cada mulher".


Vale a pena lembrar que até os anos 2000 os conjuntos eram vistos como peças exclusivamentes esportivas, esse foi o período do boom das calças e casacos de moletom aveludado da marca estadunidense Juicy Couture. Camile explica que foi a Geração Z que resgatou a moda. "Principalmente durante a pandemia de Covid-19, os conteúdos para o Tik Tok e outras redes sociais eram gravados em casa e as influencers buscavam um visual confortável-fashion", relata.


Desde então as marcas aderiram à combinação de peças e alguns e-commerce até incluíram a categoria "conjuntos" no menu de busca. A consultora de moda explica que são três os estilos que estarão em alta nesse inverno: as combinações sociais, esportivas e as festivas. 


Conjuntos sociais



No trabalho sempre foi mais comum a possibilidade de usar conjuntos, principalmente a clássica combinação de calça social e blazer. A trend desse inverno são as combinações mais ousadas e que vão além das opções monocromáticas. "Os trajes sociais estampados, moda característica dos anos 70, voltaram para as lojas e agora trazem o toque de atitude que eleva as peças ao ambiente profissional", destaca Camile.


Match-set esportivo


Aqui é tudo sobre conforto: os conjuntos esportivos vieram para extrapolar o limite entre a roupa de ginástica e a do dia a dia. Quem investiu pesado na tendência foi a influencer Kim Kardashian, que em 2020 inaugurou a marca Skims, especialista no trio calça ou bermuda, com cardigã e top. Segundo Camile Stefano, as peças na pegada sporty ganharam versões glamourizadas e podem, sim, ser opções para encontros e eventos noturnos.


Look noturno


Os "pares" também são bem vindos na hora de montar um look mais chique, especial para festas ou eventos. Várias celebridades vem optando pelos conjuntos no tapete vermelho, Zendaya, Taylor Swift e Dakota Johnson mostraram que é possível sim montar produções fabulosas com as peças. Para a stylist, a vantagem do traje é o toque de classe e ousadia, que leva o look para além do comum, e a possibilidade de apostar na maquiagem e acessórios para arrematar o visual.


Imagens: Pinterest