Jornal Mexa-se

08 de junho 2022 às 08:00

Osteoporose: causas e prevenção

Saúde

08 de junho 2022

CompartilharCompartilhar

Osteoporose: causas e prevenção

Causando diminuição da densidade óssea, a osteoporose é uma doença provocada pela diminuição da formação e absorção de minerais e cálcio. A patologia é agravada com o envelhecimento, mas uma alimentação adequada pode contribuir para minimizar sua evolução.


Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP), cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos terão osteoporose. A endocrinologista e professora da UNINASSAU Recife, Paula Aragão, explica que o fator genético tem muita importância para o desenvolvimento da doença. "Além do histórico familiar, alguns maus hábitos, como sedentarismo e tabagismo, podem contribuir com o avanço da patologia, assim como outras enfermidades inflamatórias, endócrinas e intestinais, já que elas dificultam a absorção de nutrientes", informa.


Dificilmente a doença manifesta sintomas. Geralmente, só é descoberta após as fraturas, onde passa a apresentar dores nas articulações e ossos. As dores mais comuns causadas pela patologia são nas vértebras, punhos, costelas e no fêmur.


Paula comenta que o tratamento da osteoporose é feito de forma muito individualizada, respeitando as particularidades de cada medicamento, entendendo seus riscos e benefícios. Para as mulheres que já estão apresentando sinais da doença, o médico especialista pode solicitar um procedimento com o uso de bisfosfonatos. E, como segunda linha, a reposição hormonal (TRH).  


Para auxiliar na prevenção da enfermidade, a especialista recomenda praticar exercícios físicos que contribuam para a força e equilíbrio. "Também é importante evitar quedas, consumir alimentos ricos em cálcio e proteínas, manter os níveis de vitamina D e consultar um endocrinologista regularmente para análise da saúde em geral", indica.