Jornal Mexa-se

13 de junho 2022 às 08:00

Corrida ajuda a reduzir peso e melhorar o sono

Esportes

13 de junho 2022

CompartilharCompartilhar

Corrida ajuda a reduzir peso e melhorar o sono

Os benefícios da corrida vão muito além da saúde física. Além de ajudar no emagrecimento e na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, o exercício também está diretamente a melhora da saúde mental. Por ser uma atividade simples e de fácil execução, ela vem atraindo muitas pessoas porque pode ser feita ao ar livre, em academias, sozinho ou com um grupo de pessoas.


De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Esdras Melo, a corrida reduz riscos de doenças como diabetes e AVC, melhora a qualidade do sono, estimula a formação de neurônios, aumenta a disposição, controla a pressão arterial e auxilia no emagrecimento. "Durante sua prática, além dos benefícios, há também a liberação de substâncias como a endorfina, conhecida como hormônio da felicidade, que traz relaxamento, bom humor e efeito antienvelhecimento", afirma.


Esdras ressalta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, e 60 minutos para crianças, adolescentes e pessoas com mais de 64 anos de idade. "Por mais simples que seja o exercício, ele não pode ser feito de qualquer maneira, é recomendado um acompanhamento com um profissional qualificado para evitar lesões nos músculos e articulações", destaca.


A corrida é permitida para todas as faixas etárias, mas, para os iniciantes, é indicado uma avaliação médica para a verificação da saúde em geral, evitando assim futuros problemas. No entanto, para aqueles que já realizam caminhadas constantemente, a corrida pode se tornar um hábito natural, já que a frequência cardíaca durante o treino pode estimular o aceleramento do passo.


Para sua prática, o coordenador recomenda roupas leves e tênis adequado, pois o uso incorreto do calçado pode impactar as articulações e prejudicar a coluna. Além disso, é preciso estabelecer um limite de distância, não é aconselhado alta velocidade por longos quilômetros nos primeiros treinos, principalmente para aqueles que são iniciantes. Após a finalização do exercício, é importante realizar alongamentos nas pernas e costas, a fim de evitar dores musculares.